fbpx

MODELO PEDAGÓGICO

O que é a 42?

A 42 é uma escola de programação, reconhecida como uma das melhores do mundo, com um modelo pedagógico inovador e disruptivo, baseado num sistema de aprendizagem peer-to-peer, project based e gamificado. Fundada em Paris em 2013, a 42 está presente em mais de 30 cidades em todo o mundo, oferecendo a qualquer pessoa com mais de 17 anos a oportunidade de aprender a programar de forma gratuita. Embora muitos dos alunos tenham entrado na 42 sem qualquer experiência prévia com código, a taxa de empregabilidade da escola aproxima-se dos 100%.

O que significa peer-to-peer?

Peer-to-peer é um modelo baseado na aprendizagem entre alunos em vez de numa relação aluno-professor. Na 42 Lisboa, os alunos ensinam, aprendem e avaliam-se mutuamente. Este método desenvolve o pensamento crítico, trabalho de equipa e capacidade de comunicação.

Em que é que consiste um programa gamificado?

Na 42, a progressão no programa acontece através da obtenção de pontos, como se fosse um jogo. Com estes pontos sobes de nível e desbloqueias novos projetos e caminhos de aprendizagem.  O teu nível define quanto já avançaste no programa pelo que quantos mais pontos ganhares, mais longe chegarás. Após o nível 7 fazes o teu primeiro estágio, e depois do nível 20 um estágio final antes de concluíres o programa com o projeto de nível 21.

Como é que pode não haver professores?

O programa da 42 é baseado na aprendizagem peer-to-peer, pelo que todos os alunos trabalham em conjunto, ensinam e aprendem mutuamente. Assim, na 42 Lisboa vais ser professor e aluno ao mesmo tempo. Podes também contar com uma equipa pedagógica que te ajuda a guiar o teu currículo e garante o bom funcionamento da escola.

Quem é que avalia os meus projetos?

Os teus projetos são avaliados por outros alunos com base em critérios de correção pré-definidos pela equipa pedagógica da 42. Tu próprio deverás avaliar projetos dos teus colegas, pelo que terás que guardar algum tempo para o fazer.

PROGRAMA DE ESTUDOS

Como é constituído o programa?

O programa da 42 Lisboa está dividido em 4 fases:

Introdução – Para aprender noções fundamentais de programação com projetos de formação base. Podes demorar um par de meses ou mais de um ano. Em média os alunos demoram 8 meses.

Primeiro Estágio – Experiência profissional numa empresa para pores os teus conhecimentos na prática em situações reais, com duração entre 4 e 6 meses.

Especialização – Para explorares várias áreas  e especializares-te nas áreas pelas quais tens maior interesse. A duração média é de cerca de 1 ano e meio mas, mais uma vez, és tu quem define o teu timing.

Estágio Final – De 6 meses no mínimo.

O que é que vou aprender na 42?

Começas por aprender os conceitos de programação fundamentais e as bases da linguagem C. À medida que evoluis, começarás a aventurar-te em UNIX, programação gráfica e programação em web. Depois disso, o currículo incluí projetos com conhecimentos mais aprofundados em várias áreas: Programação orientada a objetos, Mobile, Functional Programming, Web Security, Reverse Engineering, Malicious Code, Kernel Programming, Network Programming, Artificial Intelligence, 3D entre outras. A experiência de Cada aluno é única, uma vez que é livre de escolher entre inúmeros projetos e caminhos distintos de acordo com os seus interesses.

Quanto tempo demora a concluir o programa?

Na 42, cada aluno tem a liberdade – e responsabilidade – de aprender ao seu próprio ritmo, pelo que não há um período definido para concluir os estudos. Em média os alunos da 42 demoram 3 anos e meio a completar o programa. Há quem o faça em menos de 2 anos e quem o acabe em mais de 5. Todos estes casos são de sucesso: o objetivo é aprender, não ganhar uma corrida.

Posso fazer uma pausa no programa e voltar mais tarde?

Apesar de não ser recomendado, podes congelar o teu percurso a qualquer altura. A 42 Lisboa requer muito tempo e dedicação, mas por vezes surgem imprevistos que podem fazer com que tenhas de fazer uma pausa. Nestes casos, o melhor será conversares com a equipa da 42 e congelares o programa para que o possas retomar assim que seja possível.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Como posso candidatar-me?

As candidaturas para a 42 Lisboa estão sempre abertas: 365 dias por ano. Depois de completares o registo, precisas de completar dois jogos online de lógica: o primeiro de 4 minutos, o segundo de 2 horas. Se passares, segues para a fase do check-in presencial – em que vais conhecer a escola, o método, a equipa e outros candidatos como tu. Por fim, mergulhas na Piscine durante 4 semanas, uma fase do processo em que vais aprender muito sobre programação, sobre trabalho em equipa e sobre a 42. Se concluíres esta fase com sucesso: parabéns, estás dentro!

Com que idade é que me posso candidatar à 42?

Qualquer pessoa com 17 anos ou mais é bem-vinda a submeter a sua candidatura. Não existem outros requisitos. Simples, não?

Preciso de ter algum conhecimento de programação?

Não precisas de ter qualquer experiência em programação para começares a aprender na 42 Lisboa. Grande parte dos alunos da 42 no mundo não têm, e não é por isso que deixam de obter resultados extraordinários. Tu podes ser mais um deles!

Que tipo de skills preciso de ter para ser selecionado?

O aluno da 42 é capaz de superar obstáculos, é proactivo, curioso, criativo, dedicado e bom a trabalhar em equipa. Estas características são muito benéficas para o nosso programa e vão ser desenvolvidas ao longo do percurso. O mercado de trabalho que se prepare…

Quanto tempo demora a candidatura?

Os testes online demoram pouco mais de 2 horas.

O Check-in é obrigatório?

Sim! O Check-in é uma fase em que os candidatos visitam a 42 para conhecer a escola, a metodologia e o ambiente que lá se vive. Um candidato só se pode inscrever na Piscine depois de ter passado pela fase de Check-in. São disponibilizadas várias datas para o Check-in e para a Piscine ao longo do ano. Todas estas datas serão comunicadas aos candidatos selecionados dos testes online, para que possam escolher as datas que mais lhe são favoráveis.

Quando será a fase de Check-in?

Há várias datas para Check-in a decorrer ao longo do ano. Depois de passares nos testes online terás acesso às datas agendadas. Receberás também um email sempre que forem agendados novos Check-in.

Não consegui inscrever-me no Check-in. E agora?

São várias as datas de Check-in ao longo do ano. É possível que o número de candidaturas seja superior ao número de vagas disponíveis. Se for o caso, os primeiros a inscreverem-se ficam com o lugar. Se todas as vagas forem preenchidas, começamos
uma lista de espera e pedimos aos candidatos que confirmem a sua presença 2 semanas antes da Piscine. Eventuais desistências são preenchidas pelos candidatos na lista. O melhor é ser rápido!

Para quando estão agendadas as próximas Piscines?

As datas das Piscines são sempre anunciadas no site e nas redes sociais da 42 Lisboa. As próximas estão agendadas para (a) 23 de Novembro a 18 de Dezembro, (b) 4 a 29 de Janeiro. Todos os candidatos que completam com sucesso os testes online recebem também um email a informá-los sobre as datas disponíveis e próximos passos. As inscrições na Piscine só são válidas depois do candidato ter concluído o Check-in e quando feitas no site de admissões: não são aceites inscrições presenciais ou via email.

Como funciona a Piscine?

A Piscine é uma fase do processo de seleção que dura 4 semanas e que implica a experiência presencial no campus da 42. Este é tipicamente um período muito intenso, de grande empenho e enorme aprendizagem. Durante a Piscine, vais descobrir muito sobre as bases da programação e sobre a importância de trabalhar em equipa.

Quais são os critérios de seleção da Piscine?

Não revelamos os critérios de seleção. Mas podemos contar-te isto: os candidatos que se empenham muito, progridem, trabalham em equipa e nunca desistem são os que melhor se encaixam no perfil de aluno 42. Não avaliamos tanto quem consegue acabar os exercícios primeiro, mas antes quem está motivado e entusiasmado para continuar a aprender.

Posso conciliar a Piscine com outras obrigações?

É possível conciliar a Piscine com pequenos compromissos. No entanto, será difícil conciliar com atividades que te tirem muito tempo. Se não te conseguires comprometer com as 4 semanas quando estiveres a marcar a tua Piscine, podes sempre registar-te para outra data mais tarde.

E se quiser desistir da Piscine a meio, posso?

Sem problema algum. Todos os candidatos são livres de desistir a qualquer momento. Podes simplesmente sair sem compromisso. Mas se por acaso tiveres essa intenção, gostávamos de perceber as tuas razões e conversar um pouco sobre o assunto. Quem sabe, podes vir a mudar de ideias.

Se passar na Piscine, quando posso começar o programa? Tem que ser no mesmo ano?

Sim. O arranque do teu programa é uma continuação da Piscine, pelo que deverás começar o programa nas vagas que abrirem durante o ano seguinte. A primeira entrada de alunos na 42 Lisboa está agendada para Fevereiro de 2021.

Quando sei se entrei na 42?

Os alunos selecionados são anunciados até 2 semanas depois do fim de cada Piscine. Cada candidato recebe um email com os seus resultados, e é feito um comunicado oficial através das redes sociais e do site da 42 Lisboa. Fica atento!

E se não passar na Piscine? Posso voltar a candidatar-me?

O modelo da Piscine pretende ajudar o candidato e a equipa da 42 a avaliar quem é compatível com a nossa metodologia. Se por acaso não passares na Piscine, podes voltar a candidatar-te uma última vez a qualquer uma das 42 a nível mundial, mas só passado um ano civil (365 dias). Assim, podes fazer uma Pisicine por ano mas só duas ao longo da vida toda. Caso não passes na Piscine, não fiques desmotivado. O teu perfil pode não ser o mais indicado para estudar na 42 mas tens muitas outras formas de aprender programação. Há um método de aprendizagem adequado para cada um!

OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

De que forma é que a 42 me abre portas para uma carreira em tecnologia?

Mais do que ensinar-te a programar, a 42 Lisboa ensina-te a superar desafios. Tens inúmeros caminhos por onde escolher ao longo do programa, pelo que te podes especializar no que quiseres: Mobile, Functional Programming, Web Security, Reverse Engineering, Malicious Code, Kernel Programming, Network Programming, Artificial Intelligence, 3, etc. As grandes empresas tecnológicas em todo o mundo estão sempre atentas aos alunos da 42 e acabam muitas vezes por lhes oferecer oportunidades de trabalho quando o programa ainda vai a meio!

Ao concluir o programa da 42 Lisboa fico com algum diploma?

Apesar de não emitirmos diplomas, receberás um certificado de realização do programa. A experiência e as skills que ganhares ao longo do teu percurso como aluno vão revelar-se muito valiosas em entrevistas de emprego na área da tecnologia. Além disso, a própria 42 tem vários parceiros que te podem lançar no mercado de trabalho. Os 100% de empregabilidade da 42 em todo o mundo falam por si.

A 42 dá algum apoio para encontrar um emprego?

Vamos dar-te todas as ferramentas que precisas para arranjares um emprego mas, no final, és tu que o vais conseguir. Da nossa parte podes contar com conferências, workshops e outros eventos que te dão oportunidade de conhecer de possíveis empregadores, bem como uma plataforma de emprego com divulgação de várias ofertas a nível mundial.

Com que oportunidades de emprego posso contar depois da 42?

Os estudantes da 42 podem candidatar-se a qualquer trabalho nas áreas de tecnologia e digital. Os nossos alunos acabam por construir carreiras de sucesso como engenheiros de software, gestores de produto, arquitetos de soluções digitais, designers de User Experience, User Interface, etc. Qualquer que seja o emprego que queiras na área, já exista ou ainda não, estarás habilitado para o conseguir.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Os estudos da 42 têm que ser presenciais?

Sim. A Piscine e o programa da 42 têm de ser completados presencialmente no campus. O desenvolvimento de soft skills, a metodologia de peer learning (aprendizagem em grupo) e o sistema de avaliação feito pelos alunos são características basilares da nossa filosofia de aprendizagem, pelo que precisas de estar fisicamente presente na escola. Vais ter oportunidade de trabalhar nos teus projetos remotamente, a partir do teu computador pessoal, mas não terás acesso à plataforma da 42. Vais ser incentivado a trabalhar em equipa, pelo que o campus é mesmo o melhor lugar para te reunires com os teus pares e avançares nos teus projetos.

Preciso de usar o meu próprio computador na Piscine? E ao longo do programa?

Não precisas de qualquer material para estudar na 42 Lisboa. O nosso campus está equipado com computadores suficientes para todos os alunos. Se quiseres podes trazer o teu próprio computador e trabalhar nele, mas só conseguirás submeter os teus trabalhos nos computadores da escola.

Posso fazer o programa da 42 em part-time?

Na 42 não existem aulas com hora marcada e és tu que organizas o teu tempo e os teus horários. A escola está aberta 24 horas por dia ao longo de todo o ano, e podes esperar passar grande parte do teu tempo útil no campus – em média 40 horas por semana, já que o programa exige muita dedicação e trabalho. No entanto, podes sempre tentar conciliar os estudos com as tuas outras atividades.

Qual é o idioma usado na escola?

Todos os projetos e conteúdos da 42 Lisboa estão em Inglês e muitos deles também em Português.

Porque é que devo escolher a 42 Lisboa?

A 42 Lisboa é a única escola em Portugal que te permite ter uma aprendizagem de forma prática, 100% gratuita, com uma metodologia inovadora e um plano de estudos que é considerado um dos melhores do mundo em programação. Vais ser convidado a trabalhar em equipa e a desenvolver soft skills que te servirão de muito no futuro. Além disso, vais poder estudar na capital daquele que é um dos melhores países do mundo para se viver– com bom tempo e muita segurança.

Porque é que a 42 está aberta 24x7?

Porque queremos que a 42 Lisboa esteja sempre disponível para que cada aluno possa avançar no programa ao seu ritmo, nas horas que lhe forem mais práticas. Deste modo, podes usar o nosso campus sempre que quiseres, entrando e saindo sem problemas. Temos também um segurança no campus a todas as horas.

Onde fica a 42 Lisboa?

A 42 Lisboa está situada no centro histórico da cidade, na Penha de França, uma zona de fácil acesso, bem servida de transportes, com bons equipamentos, jardins públicos e miradouros. As condições climatéricas, a segurança e a oferta variada de restaurantes e cultura, fazem de Lisboa uma das melhores cidades no mundo para se viver.

O campus da 42 Lisboa  tem 2.000 m2 divididos em 3 pisos, com espaços de trabalho, alimentação e lazer, incluindo um terraço com uma vista de 360º da cidade de Lisboa.

Quando concluir o programa da 42 Lisboa vou passar a minha vida a programar atrás de um computador?

Se assim o quiseres, é mais que possível. Mas é provável que desenvolvas novas skills e interesses e encontres outros cargos de que gostes mais. Afinal, não há nenhuma empresa ou organização que não seja afetada pela transformação digital. Quem sabe o que o futuro te reserva!

CUSTOS

Estudar na 42 é mesmo gratuito?

Sim, 100% gratuito. Acreditamos que todos merecem a oportunidade de desenvolver os seus talentos e realizar os seus sonhos, independentemente dos seus antecedentes e recursos. Não te vamos cobrar nada antes, durante ou depois do teu percurso na 42 Lisboa. Isto é possível graças ao apoio de três parceiros fundadores, a Ms. Ming C. Hsu, o Banco Santander, a Vanguard Properties e a Fidelidade bem como da bi4all, Mercedes-Benz.io, Observador e Família Alves Ribeiro. A 42 Lisboa conta ainda com a Fundação José Neves como Education Partner.

Que custos devo considerar antes de fazer a minha candidatura?

Deves considerar que precisas de um lugar para dormir e de cobrir os teus gastos diários (transportes, refeições, etc). Quanto  à 42, não deves considerar nada! (100% gratuito).

MAIS SOBRE A 42

Porque é que a 42 se chama 42?

A 42 chama-se 42 em homenagem à popular obra de ficção científica “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy”, de Douglas Adams. Nesta narrativa, 42 surge como a resposta ao significado da vida, do universo e de tudo.

Porque é que a Piscine se chama Piscine?

“Piscine” é a palavra francesa para piscina. Tem este nome porque durante esta fase do processo vais mergulhar com os outros candidatos num enorme mundo de programação – e aprender a nadar no mesmo.

Quais as principais diferenças entre a 42 e um bootcamp de programação?

Para além de ser 100% gratuita, a 42 tem uma duração diferente dos bootcamps, não se concentra na aprendizagem de linguagens específicas, e acima de tudo ensina-te a aprender. Na 42 Lisboa não queremos que copies e coles código disponível na internet: queremos que percebas o que estás a escrever e o que queres fazer exatamente. Focamo-nos no aprofundamento do conhecimento.
Parece-te bem?

A 42 tem direitos de propriedade sobre qualquer código que os alunos desenvolvam durante o programa?

Não. Os alunos da 42 Lisboa têm total propriedade de todo o código que criarem no campus, em projetos do programa ou pessoais. Não queremos impedir os nossos alunos de fazerem grandes avanços e começarem o seu caminho até se tornarem milionários da propriedade  intelectual.

Posso fazer parte do programa numa das outras 42 da rede?

Claro que sim! Tudo o que tens de fazer é candidatares-te. Tal como a 42 Lisboa, as outras 42 também são grátis, inclusivas e adotam o mesmo programa de estudos. No entanto, só é possível pedires transferência entre campus depois de completares o primeiro estágio. Isto quer dizer que vais sempre começar o programa no mesmo campus onde fizeres a tua Piscine.

Já sei programar. Porque me devo candidatar?

A 42 Lisboa oferece um programa de classe mundial que desafia os alunos através de projetos de complexidade gradual. Cada exercício é único e requer que penses fora da caixa – juntamente com outros alunos talentosos e motivados. Toda a gente vive uma experiência gratificante ao frequentar a nossa escola, tenha já conhecimentos em programação ou não. Mais do que aprenderes a programar, na 42 vais desenvolver skills de trabalho em equipa, capacidade de adaptação, resolução de problemas, comunicação, resiliência, autonomia e responsabilidade.