fbpx

O Futuro Programado
por ti

Fundada em Paris em 2013, a 42 tem hoje mais de 10.000 alunos em mais de 20 países, sendo reconhecida como uma das melhores escolas de programação do mundo.

Aprender na 42 é totalmente gratuito, não exige qualquer background académico ou experiência em programação. O único requisito é que os candidatos tenham pelo menos 17 anos.

Na 42 aprende-se de forma prática, desenvolvendo projetos, entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada um desenvolve a capacidade de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de adaptação, a determinação, a autonomia e a resiliência. 

A MELHOR MANEIRA DE
APRENDER A PROGRAMAR
GRATUITA

Estudar na 42 é 100% gratuito. Acreditamos que todos merecem a oportunidade de desenvolver os seus talentos, independentemente do seu passado e dos seus recursos. Isto é possível  graças ao apoio de vários mecenas que apostam na educação e garantem que nenhuma propina é cobrada aos alunos, antes, durante ou depois do programa.

INCLUSIVA

Para seres aluno da 42, não precisas de qualquer tipo de experiência, diploma ou conhecimento em programação. O único requisito para te candidatares é teres pelo menos 17 anos. De todos os alunos da 42 no mundo, cerca de 50% nunca tinha programado antes, e mesmo assim mais de 80% recebeu uma proposta de trabalho ainda antes de completar o programa.

DISRUPTIVA

Na 42 não há professores nem livros. A aprendizagem é feita entre pares, através do desenvolvimento de projetos que permitem ganhar pontos e passar de nível, como se de um jogo se tratasse. Uma vez aprendidas as bases, cada aluno é livre de desenhar o seu próprio percurso, escolhendo os projetos  que lhe permitem ganhar conhecimento nas áreas que mais lhe interessam.  

FLEXÍVEL

Na 42 não existem aulas nem horários pré-definidos.  O campus está aberto 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Assim, cada aluno tem a liberdade – e responsabilidade – para construir o seu próprio plano de aprendizagem e trabalhar quando for mais produtivo, ao seu ritmo.

COM FUTURO

Além de aprender a programar, os alunos aprendem a resolver problemas, a superar desafios, a aprender a aprender, a ser responsáveis por si e pelos outros. Na 42 aprende-se pela prática, fazendo parte do currículo a realização de dois estágios. É inegável o crescente peso da tecnologia em várias indústrias, bem como a falta de profissionais na área – só em Portugal estima-se que sejam necessários cerca de 30.000 programadores. Se quiseres construir uma carreira internacional, na 42 tens acesso a oportunidades de trabalho divulgados nos campus em todo o mundo.

+10.000
Alunos no mundo
31
Campus em 21 países
100%
Empregabilidade
CORINNE VIGREUX
Fundadora da Codam & Co-Fundadora da Tom-Tom

“Fundei a Codam em 2018. É uma escola que é tudo menos uma escola, que desenvolve as competências e mindset do futuro. Hoje, tudo gira em torno da tecnologia, e acredito que temos uma responsabilidade conjunta de preparar as gerações mais novas tornando-as mais preparadas para o mundo digital. Não apenas os jovens privilegiados, mas todos os que tenham vontade de aprender. Sempre fui apaixonada por inovação e tecnologia. Quero que os jovens, independentemente da sua educação, enquadramento social, ou capacidade económica, tenham a oportunidade de maximizar o seu potencial.”

SOPHIE VIGER
CEO da 42

“Inclusão social e oportunidades iguais: estes são os dois valores fundamentais que criaram a 42. A nossa ambição: permitir que todos possam demonstrar o seu talento e responder às necessidades da economia digital através da inovação e eficiência.

Programação, redes e segurança – a escassez de recursos qualificados tem-se notado por todo o mundo; são aos milhões os talentos que são activamente necessários. A nossa ambição sempre foi de formar os melhores programadores do mundo, mas hoje, estamos a ir um passo mais longe com maior visibilidade e reconhecimento.

À medida que lançamos a nossa rede internacional estamos a aumentar a nossa capacidade educacional. As nossas escolas parceiras vão aplicar os nossos métodos bem sucedidos para criar um ecossistema real de inovação – e isto é só o início!

Tendo em conta que o mundo é plural, multi cultural e diversificado, a Rede 42 vai contribuir para o desenvolvimento dum mundo aberto e ético, sem discriminação nem fronteiras em termos de gerações, cultura ou geografia.”